A ECONOMIA CIRCULAR

O plástico: de vilão a mocinho

21 de outubro

Quinta-feira, às 16h30

Ao vivo, via Zoom

Diante da urgência de iniciativas que visem à redução de impactos ambientais e as exigências das novas gerações, que vêm estimulando uma tomada de atitudes de companhias e poder público, as ações gerais em termos de sustentabilidade, compromissos e perspectivas têm aumentado muito.


A agenda ambiental da ONU e a política ESG forçam mudanças na produção (fazendo uso das tecnologias da Indústria 4.0), considerando desde a matéria-prima até o descarte.


A Economia Circular reúne uma grande variedade de ações a partir dos fornecedores de matéria-prima, da implementação de novos processos na produção, da comunicação em grande escala e do tratamento pós-uso - envolvendo reaproveitamento para os próximos ciclos ou destinados a outros setores e, finalmente, se inevitável, o descarte inteligente.


A Economia Circular só será uma realidade se, em cada residência, essa consciência chegar.


É desejável também, que empresas do mesmo grupo (em caso de organizações maiores), menores ou mesmo terceiras, mas alinhadas, produzam energia a partir de resíduos dos outros produtores.

Preencha o formulário abaixo para participar:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


A Fundação Nacional da Qualidade respeita sua privacidade.

Paulo Teixeira

Economista, especialista em formulação e análise de políticas, mestre em Desenvolvimento Econômico, especialista em Direção de Projetos Estratégicos, doutor em Engenharia da Produção.


Atuou como consultor nas áreas de avaliação de políticas para FAO/ONU, PNUD, Comunidade Solidária, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Incra e SEBRAE Nacional.


Conselheiro do Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia de São Paulo, atua em mentoria em diversas startups nas áreas de Negócios de Impacto Sociais. É diretor-tesoureiro da Escola Waldorf São Paulo.


Atualmente, é diretor-superintendente da ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico e do SINDIPLAST – Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo e diretor financeiro do INP – Instituto Nacional do Plástico.

Copyright © 2021. Fundação Nacional da Qualidade - Todos os direitos reservados.