Gestão para transformação: 

A qualidade expandida*

com Jorge Cajazeira

Professor e conselheiro da ABQ

Dia 4 de abril

quinta-feira, às 17 horas

Ao vivo, com transmissão pelo Zoom


*devido a problemas técnicos, não foi possível a realização do evento em 24/11/23, primeira data divulgada. Realizaremos nosso bate-papo, agora, em 4/4/24.

Constantemente, o mundo está se transformando. As empresas mudam, tecnologias mudam, metodologias mudam, a sociedade muda, os governos mudam, as pessoas mudam e, infelizmente, o meio ambiente também está mudando.


Começando pelo conceito da qualidade, desde a Revolução Industrial, essa foi sofrendo uma constante evolução e adaptação às necessidades de melhoria das empresas.


Houve várias fases, todas decorrentes da conscientização do momento: da Inspeção, com foco em produto; do Controle Estatístico da Qualidade, com foco em pontos de verificação intermediários; da Garantia da Qualidade, com foco na Gestão e Cadeia de Valor; e da Gestão da Qualidade Total, com foco na Estratégia da empresa e no Cliente. E hoje já se fala na 5ª Era da Qualidade.


Acompanhando essa trajetória da qualidade, as normas ISO também tiveram sua evolução estruturada: a ISO 9001, um padrão internacional para garantir a qualidade de produtos e serviços; a revisão de 1994, com a inclusão do conceito de ação preventiva focado na Garantia da qualidade como base de certificação; a segunda revisão de 2000, voltada para uma maior valorização para o mapeamento dos processos; a terceira revisão de 2008, com foco na preocupação com as, assim ditas, partes interessadas (e maior interação com a ISO 14.001); e a revisão de 2015, hoje vigente, com esclarecimentos e padronização dos requisitos de todas as normas MSS ISO (management system standards, geralmente terminadas em 1).


Em paralelo, uma tecnologia em rápida difusão e aplicação, a Inteligência Artificial (AI), tem uma clara repercussão em muitos setores, atividades, processos e profissões, como em novos processos de qualidade. As plataformas de AI, por meio de suas metodologias e tecnologias de análise de dados, conseguem atuar preventivamente na detecção de falhas que irão acontecer ao invés de tratar dos problemas que já aconteceram. Também permitem melhorias em produtividade e qualidade ao disponibilizar ferramentas e tecnologias que possibilitam a otimização e o facilitamento de processos fabris e outros.


E, por fim, o ainda recente conceito de ESG, aborda políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, será cada vez mais cobrado das empresas. Agora, para que as premissas destes três eixos sejam eficazes, é necessário que as empresas já devem estar conscientes e comprometidas com processos e ações que sustentam a Qualidade Total na organização. Afirma-se que, se a empresa atender aos requisitos das normas das séries ISO 9000, ISO 14000 e ISO 37000 e ISO 37000, ela será muito mais rápida e eficiente a implantação do processo ESG em todos os níveis da organização. Várias dessas normas oferecem ótimos roteiros para a implantação do Sistema de Qualidade Operacional, Ambiental e Compliance e Governança, usando inclusive a ferramenta PDCA.


Neste webinar, o entrevistado, um dos 15 membros do conselho técnico da ISO (TMB), vai esclarecer como esses pontos aqui levantados, todos parte das inúmeras mudanças pelas quais o mundo está passando, integram-se e convergem-se no que podemos chamar, hoje, de uma Qualidade Stricto Sensu.


Preencha o formulário abaixo para participar:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A Fundação Nacional da Qualidade respeita sua privacidade.

Jorge Cajazeira

  • Responde pela articulação internacional da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas com foco na estratégia de defesa dos interesses brasileiros na ISO.
  • Em 2022 assumiu a cadeira no conselho técnico da ISO (Technical Management Board) sendo um dos 15 representantes mundiais. Trabalha como professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, tendo sido aprovado em concurso público.
  • Além disso, atua como Consultor em empresas do segmento de mineração e agronegócio sempre com foco na sustentabilidade e na gestão do relacionamento institucional.
  • É vice-presidente do Conselho de Sustentabilidade da FIEB, membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado da Bahia (CEPRAM) e da Academia Brasileira da Qualidade.

SOBRE A

FUNDAÇÃO

NACIONAL DA

QUALIDADE

Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) se consolidou como um marco no movimento pela excelência da gestão, reunindo milhares de pessoas em rede, para disseminar a causa e colocar as organizações brasileiras e o País na rota da competitividade mundial. São vários os avanços desde sua criação. Nossas empresas estão cada dia mais conscientes de seu papel evolutivo diante dos cenários em constante mudança, voltadas ao aumento da qualidade e da produtividade e ao desenvolvimento da sociedade.

Acompanhe nosso instagram e fique atualizado com as novidades!

Copyright © 2024. Fundação Nacional da Qualidade - Todos os direitos reservados.