O Ceitec e seu papel em uma política para a cadeia de semicondutores no Brasil

com Prof. Augusto Gadelha e Prof. Eric Fabris

Dia 29 de junho

quinta-feira, às 16 horas

Ao vivo, com transmissão pelo Zoom

Diversos componentes semicondutores integram produtos eletrônicos, computadores, celulares, equipamentos de telecomunicação, automação industrial, maquinário agrícola, carros, equipamentos médicos e militares.


A recente disrupção na cadeia global de oferta de semicondutores, impactou na queda na produção industrial de diversos segmentos em todo o mundo.


Para desenvolver o setor de semicondutores em uma país, são necessários altos investimentos em estrutura física, em equipamentos bem como recursos humanos qualificados para atuarem na área, além de um ambiente de negócios ágil, sólido e integrado com as cadeias globais.


Podendo desempenhar um papel estratégico no desenho de uma política para indústria de semicondutores do Brasil, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), fundado em 2008, é uma base industrial única na América Latina com infraestrura de manufatura de wafers contendo milhares de chip com possível aplicação em diferentes segmentos.


Após uma longa fase desativada, decidiu-se pela reativação da operação deste centro ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. O MCTI espera definir a curto prazo um plano de negócios para avaliação e aprovação, seguido de um planejamento a médio e longo prazo para reestabelecer o papel do CEITEC no cenário tecnológico do país.


Neste encontro iremos abordar a gênesis e evolução do centro, sua estrutura e capacitadades tecnológicas, sua estratégia industrial e comercial, e seus maiores desafios.


Preencha o formulário abaixo para participar:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A Fundação Nacional da Qualidade respeita sua privacidade.

Prof. Augusto Cesar Gadelha

Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica - Telecomunicações pela PUC Rio de Janeiro.

Possui doutorado (Ph.D.) pela Stanford University.

Professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) .

Exerceu os cargos de:

  • Chefe do Departamento de Estatística do IM/UFRJ
  • Diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações
  • Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC/MCT
  • Secretário Nacional de Política de Informática – SEPIN / MCT
  • Diretor do Departamento de Informática do SUS, Ministério da Saúde / DATASUS / MS
  • Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTIC)
  • Presidiu os conselhos de Administração do CEITEC e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)
  • Desde fevereiro de 2023 é o novo gestor do CEITEC

Prof. Eric Fabris

  • É Superintendente de Produtos, Pesquisa e Desenvolvimento da CEITEC S.A, desde 2016 com foco na diversificação do portfólio de produtos.
  • Sua formação é Engenharia Eletrônica com mestrado em Instrumentação Eletrônica e Doutorado em Ciências da Computação (Microeletrônica) pela UFRGS onde é professor da Escola de Engenharia da UFRGS desde 1991
  • Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica – SBMICRO entre 2012 e 2016. Em 2005, assumiu a gestão técnica do NSCAD que se tornou em 2007 o primeiro centro de treinamento do Programa CI Brasil, coordenando a formação de Recursos Humanos e parcerias internacionais com foco no projeto de circuitos integrados até 2016
  • Foi presidente da CEITEC Associação Civil (ICT) entre 2011 e 2013 Foi Diretor da ABISEMI – Associação Brasileira da Industria de Semicondutores de nov/2018 até Maio/2021
  • Sua trajetória profissional teve sempre vinculação a projetos de inovação tecnológica com a indústria de tecnologia

SOBRE A

FUNDAÇÃO

NACIONAL DA

QUALIDADE

Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) se consolidou como um marco no movimento pela excelência da gestão, reunindo milhares de pessoas em rede, para disseminar a causa e colocar as organizações brasileiras e o País na rota da competitividade mundial. São vários os avanços desde sua criação. Nossas empresas estão cada dia mais conscientes de seu papel evolutivo diante dos cenários em constante mudança, voltadas ao aumento da qualidade e da produtividade e ao desenvolvimento da sociedade.

Acompanhe nosso instagram e fique atualizado com as novidades!

Copyright © 2023. Fundação Nacional da Qualidade - Todos os direitos reservados.