A Presença da Mulher no Serviço Público

O Desafio da Equidade

com Marilene Mariottoni

Conselheira da Associação Paulista de Municípios (APM)

Dia 13 de abril

quinta-feira, às 16 horas

Ao vivo, com transmissão pelo Zoom

Uma maior participação da mulher nos cargos eletivos é de suma importância, viabilizando uma pauta de ações que, ao beneficiarem a mulher, permearão toda a sociedade, em função da defesa de vários projetos e iniciativas específicos, que facilitem questões como o cuidado com as crianças, incentivos a uma maior capacitação profissional, entre tantos outros.


Porém, muitas organizações e entidades governamentais não discutem, como deveriam, a participação feminina nas áreas públicas e nas áreas políticas partidária e classista.


No final de 2022, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgou estudo em que as mulheres são apenas 18,6% dos líderes em 12 áreas da administração pública no Brasil. Comparado a outros países da América Latina e do Caribe, nosso Brasil ocupou o último lugar no ranking de mulheres na gestão pública.


Devemos reconhecer, contudo, que o início de 2023 trouxe maior alento às mulheres e à população em geral, alterando um pouco esses dados do estudo do BID, que apontava, entre os exemplos, ínfima participação nos cargos de nível 1 (equivalente a Ministro): a escolha de 11 Ministras de Estado no governo federal atual.


Mas sabemos, infelizmente, que se trata de uma orientação louvável, mas ainda restrita em nível federal e a órgãos específicos e que precisa ser ampliada.


Uma solução seria, enquanto a cultura ainda arraigada - de lenta reversão, do sexismo contra mulheres - perdurar, o estabelecimento de cotas de participação nos espaços diretivos, como Mesas do Senado, da Câmara Federal, das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais e em Associações, Sindicatos e Conselhos, entre outros.


Uma determinação dessa, assim dizendo “impositiva”, deve ser acompanhada também de ações que tragam continuidade nesse movimento, como a representação feminina ocorrida no último mês, pela ação de 15 Senadoras que lutaram pela colocação para votação no Plenário do Senado, de projetos que garantam mais representação de mulheres na sociedade.


Perguntamos, então: qual é a perspectiva, em 2023, de maior participação da mulher no serviço público? É o que veremos em mais detalhes nesse webinar.



Nossa convidada é Marilene Mariottoni, que tem um longa e abrangente carreira na área pública, capitaneando e implantando uma séria de iniciativas em nível municipal.

Preencha o formulário abaixo para participar:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

A Fundação Nacional da Qualidade respeita sua privacidade.

Marilene Mariottoni

Marilene Mariottoni é Engenheira Civil pela PUC Campinas/SP. Pós-Graduada e Mestre pela Escola Politécnica da USP.


Especialista em Docência no Ensino Superior pela METROCAMP-IBMEC. Corretora de Imóveis. Registrada como Jornalista. Palestrante.


Conselheira da Associação Paulista de Municípios (APM). Escreve a coluna "Espaço Mulheres em Destaque", na Revista dos Municípios Paulistas da APM.


Conselheira da Consumare Organização Internacional de Consumidores de Língua Portuguesa. Membro do Conselho Estratégico do Movimento Mulheres da Verdade (MMV) e autora de artigos para o Panorama Feminino do MMV. Membro da Rede de Sustentabilidade – SustentAção São Paulo.


Agente Consular Honorária em São José dos Campos do Consulado da Itália em São Paulo. Conselheira Consultiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários Regulamentados (CNTU). Diretora da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (FAEASP). Conselheira da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas no Rio de Janeiro (ABEA-RJ).


Perita Judicial por 30 anos. Palestrante na Oficina Municipal e na Escola do Parlamento de Itapevi e Voluntária de Conteúdo para do Centro de Liderança Pública (CLP) - 2021.


Foi Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis no Estado de São Paulo (ABENC-SP); Presidente da Associação de Vereadoras do Estado de São Paulo (AVESP); Presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Mogi Mirim (atual Associação de Engenheiros e Técnicos de Mogi Mirim); Presidente da Câmara Municipal de Mogi Mirim e Vereadora por 5 mandatos; Presidente do Conselho Deliberativo e 4ª Vice-Presidente da APM; Vice-Presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas no Estado de São Paulo.


Participou de Grupos de Trabalho do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Foi Professora Universitária dos Cursos de Engenharia Ambiental, Administração e Ciência da Computação da Faculdade Municipal Franco Montoro e do Curso de Engenharia Civil do Grupo IBMEC, tendo sido Coordenadora. Fez inúmeros cursos, além de congressos e seminários e cursos de atualização profissional.


Coordenou Painéis em Congressos da APM e foi moderadora, apresentadora e palestrante de lives.


Recebeu as honrarias: Medalha Ruth Cardoso (Governo Estadual), a Comenda italiana "Giuseppe Garibaldi", o Título de Cidadã Mogimiriana, o Troféu Loba Romana (ALESP), Comenda da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Mulher do Ano 2014 pela Fundação Aca Laurência – CIESP Sul, Mulher de Destaque pelo São Paulo Women’s Club (2018), entre outras.

SOBRE A

FUNDAÇÃO

NACIONAL DA

QUALIDADE


Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) se consolidou como um marco no movimento pela excelência da gestão, reunindo milhares de pessoas em rede, para disseminar a causa e colocar as organizações brasileiras e o País na rota da competitividade mundial. São vários os avanços desde sua criação. Nossas empresas estão cada dia mais conscientes de seu papel evolutivo diante dos cenários em constante mudança, voltadas ao aumento da qualidade e da produtividade e ao desenvolvimento da sociedade.

Acompanhe nosso instagram e fique atualizado com as novidades!

Copyright © 2022. Fundação Nacional da Qualidade - Todos os direitos reservados.